Também conhecido como plano empresarial, o plano de negócios é um documento elaborado pelo empreendedor que especifica características de um negócio que vai ser aberto. Ou ele também pode ser utilizado como ferramenta de gestão para estruturar uma empresa que já está em pleno funcionamento.
O mais indicado é que esse documento seja escrito antes de abrir efetivamente a empresa, porque é a chance de identificar possíveis fraquezas e corrigi-las antes que elas prejudiquem o empreendimento. Sob uma perspectiva mais positiva, o plano de negócios também serve para visualizar oportunidades de expandir a empresa, que talvez o gestor não consiga observar sem ele.
Dito isso, veremos a seguir algumas etapas para compor um plano empresarial simples, objetivo e, o mais importante, muito eficaz.
Descrição do negócio
O plano deve começar com as características básicas do negócio: que produto você vai vender ou que serviço vai prestar? Qual foi a oportunidade de negócio identificada? Qual é o público-alvo e que solução você vai levar para esse público? Qual o seu segmento e seus diferenciais?
Caso a ideia seja trabalhar com um portfólio de produtos ou serviços, depois dessa introdução, vale a pena discriminar cada um deles com as suas principais características.
Análise do mercado
Supondo que o seu negócio é uma loja para gestantes que pretende atender a sua cidade, levante todas as informações possíveis sobre esse mercado: quantas lojas desse mesmo segmento já existem e há quanto tempo, o que elas oferecem como diferencial, quem são os principais fornecedores com os quais você precisará contar, qual é o perfil dessas gestantes (idades, classe sócio econômica…), qual é o preço médio praticado e todos os outros dados que puder obter.
Orçamento
Em seguida, coloque no papel qual é o capital que você precisa investir para dar início ao seu negócio e, se possível, quais são os meios que serão utilizados para levantar esse valor. Também é interessante colocar qual será o investimento mensal necessário para que a empresa possa acontecer, já que no início é provável que você não consiga lucrar, então, é necessário se preparar para isso.
Quanto mais específico for esse orçamento, melhor! Então, ao invés de colocar apenas que você precisará de um investimento hipotético de R$ 15 mil, descreva como esse valor vai ser dividido e destinado.
Retornos
Após um estudo do mercado e da empresa, é interessante estimar qual é a receita mensal esperada, qual a margem de lucros desejada e em quanto tempo você espera ter um retorno daquilo que investiu. É claro que isso tudo deve ser pensado de forma consciente e de acordo com a realidade, com base em pesquisas e números.
Essas são as etapas mais básicas e abrangentes do plano de negócio. Dentro dele, o empreendedor também coloca um plano de marketing e um plano financeiro, para que possa se aprofundar bem nessas duas áreas que são pilares de sustentação para o bom funcionamento da empresa.
Ter auxílio especializado na elaboração do plano de negócios é muito interessante para ser assertivo logo nos primeiros passos. Para isso, conte com a equipe da LCS Consultoria e Negócios.