conhecimento nas empresas

Como aplicar a gestão de conhecimentos na sua empresa?

O conceito de gestão de conhecimentos está cada vez mais popular no meio corporativo. Afinal, esta ferramenta trabalha com outras áreas que também estão ganhando relevância nas organizações, como a gestão de competências e a gestão do capital intelectual.

E por mais que o termo derivado do inglês knowledge management normalmente seja associado às grandes corporações, pequenas e médias empresas também podem usufruir de suas vantagens. E se você ainda não está familiarizado com o termo, não tem problema: nós vamos mostrar como aplicar a gestão de conhecimentos no seu negócio.

O que é gestão de conhecimentos?

A gestão de conhecimentos pode ser definida como um conjunto de ações que identifique os conhecimentos que a empresa dispõe e aqueles desejáveis para o crescimento da organização.

Em outras palavras, a empresa tenta promover a transformação do conhecimento de seus funcionários, isto é, aqueles que já fazem a empresa funcionar, em processos sistematizados e aplicáveis.

A importância da gestão de conhecimentos

O conhecimento, na acepção da palavra, pode ser dividido em:
• Conhecimento tácito: aquele que uma pessoa adquire ao longo da vida, de acordo com sua experiência, e que é difícil de ser transmitido por conta de sua subjetividade;
• Conhecimento explícito: aquele que pode ser documentado, armazenado, de forma que possa ser compartilhado com outras pessoas.

O que isso significa? Que quanto maior a capacidade da empresa em gerir o conhecimento, maior será a otimização dos processos.

Mas não apenas isso. Sabe aquela situação em que a empresa fica refém da competência de funcionários específicos? Em algum momento, o seu negócio precisará andar sem ele, e é pertinente gerar novos conhecimentos e incentivar a inovação também em relação aos outros colaboradores.

A gestão do conhecimento nas empresas divide-se em três subáreas relevantes. São elas:

Gestão do capital intelectual

Trata-se de conhecer e gerir os conhecimentos específicos de cada funcionário. Mas não apenas isso: também é uma forma de saber em qual área cada conhecimento pode ser aproveitado na sua empresa, além de identificar quais conhecimentos você precisará procurar ou estimular em caso de saída de algum funcionário.

Gestão de competências

Se uma determinada competência é fundamental para o andamento do negócio, como adquiri-la? Essa é a função da gestão de competências. É importante não confundir este conceito com um treinamento comum, por exemplo, pois este é voltado para conhecimentos específicos.

Aprendizagem empresarial

Basicamente se trata da construção de um ambiente para estimular o conhecimento, seja dos processos internos, da concorrência ou do segmento em geral.

Como aplicar a gestão de conhecimentos na minha empresa?

Em primeiro lugar, a gestão de conhecimentos deve estar integrada ao planejamento estratégico da empresa.

Na prática, uma das formas de aplicação da gestão de conhecimentos se baseia em um processo chamado de “codificação”. Os funcionários registram seus conhecimentos em uma espécie de repositório, como um software/banco de dados, onde eles também podem consultá-lo para aprender determinado processo.

Ademais, também é pertinente criar canais de discussão para que os colaboradores interajam diretamente e aprendam uns com os outros. A partir da intranet, por exemplo, é possível criar este tipo de canal.

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