A tecnologia impacta a vida de muitas pessoas. Com as empresas, não é diferente: as inovações tecnológicas capacitam e trazem melhores resultados para os negócios que apostam neste diferencial competitivo. Compreender sua importância é o limiar entre cases de sucesso e empreendimentos estagnados.
Mas, efetivamente, como a tecnologia pode ser uma ferramenta de crescimento para as empresas? São pontos a serem analisados e é disto que a LCS Consultoria e Negócios trata neste artigo – trazendo uma perspectiva geral para você crescer com a tecnologia junto ao seu negócio.
Tecnologia: otimizando as ações humanas
O primeiro e primordial ponto da tecnologia como ferramenta de crescimento empresarial é a potencialização do que faríamos de forma manual. Aqui, podemos elencar vantagens pontuais que otimizam os processos internos:
– Gestão de dados. Antes esparsos, hoje os dados – financeiros, comerciais, da própria jornada de trabalho, entre outros – ficam centralizados e possibilitam uma análise espacial e direta, trazendo o direcionamento de ações de acordo com a necessidade.
– Interação. Hoje é possível manter contato com clientes, fornecedores e colaboradores de maneira instantânea e direta. A tecnologia permitiu que processos que antes demoravam em ser executados – como o simples ato de ler e responder um e-mail – hoje possam ser resolvidos em tempo real através de tecnologias simples, como aplicativos de mensagens.
– Internet. A principal tecnologia é algo que reside em quase todas empresas do mundo: a internet. Mas, não basta apenas ter acesso: saber utilizar, oferecendo serviços e conteúdo online, é indispensável para quem quer utilizar dos aparatos tecnológicos como ferramentas de crescimento empresarial.
Marcas e tecnologia: um relacionamento poderoso
Outro ponto que mostra a importância da tecnologia no crescimento das empresas é a expansão da marca. Antes delegada apenas a mídias físicas, como anúncios em revistas, emissoras de TV e rádio ou outdoors, hoje é possível mostrar seu produto e/ou serviço na palma da mão de cada internauta.
No Brasil, mais da metade da população (cerca de 115 milhões de pessoas) já tem acesso à internet, o que torna o ambiente digital propício para a exposição da marca – sem a necessidade de vender produtos, pois os próprios usuários das mídias digitais tomam as decisões.
Ou seja: além de ferramentas de gestão interna, indispensáveis para empresas de qualquer porte, a exposição da marca vem sendo outra ferramenta que a tecnologia nos trouxe. Mas, o barato pode sair caro: é preciso ter assessoria, profissionais ou conhecimento dos processos digitais para não arranhar o nome da empresa num local tão abrangente como a internet.
Outras características
É importante ressaltar outras formas que a tecnologia age como ferramenta de crescimento nas empresas. A produtividade interna melhora, pois se evita o retrabalho a partir da automação de processos; é possível resolver questões fiscais, tributárias, financeiras, trabalhistas e contábeis dentro de um software ou sistema de gestão.
Ainda, a tecnologia permite a integração de setores – como o financeiro, comercial, marketing e de vendas, por exemplo. Por fim, vale destacar: a aquisição de tecnologias está cada vez mais barata no país e gestores de inúmeras empresas já entenderam que o dinheiro aportado nesta questão nunca será custo; pelo contrário, é um investimento contundente no crescimento empresarial.
Saiba como a tecnologia pode impactar na expansão da sua empresa de forma prática. É simples: entre em contato com a LCS Consultoria e Negócios através do e-mail: faleconosco@lcsconsultoria.com.br e conheça como nosso portfólio de ações ajudará no crescimento contundente do seu negócio.