Conheça os principais fatores que compõem a implementação da gestão de processos e entenda como aplicar este método em qualquer segmento empresarial.
Hoje a tecnologia da informação tem papel fundamental não só pelas ferramentas que oferece para cada negócio como também na gestão de processos.
Trata-se de um conceito que une as demandas diárias de uma organização com a tecnologia disponível para otimizar o negócio.
Em outras palavras, a gestão de processos nada mais é do que rever as tarefas operacionais, melhorá-las e padronizá-las com tecnologia.
Após implementado, a operação da empresa passa a ter maior integração da equipe, dos sistemas e dos processos.
Aplicando a gestão de processos
Depois que a empresa integra a gestão de processos ao seu dia a dia alguns aspectos passam a ter mais relevância. Os principais são:
- Foco maior da equipe no trabalho desenvolvido
- Estratégia organizacional mais consistente
- Processos mais simples, ágeis e flexíveis
- Indicadores de desempenho
- Abordagens inovadoras
Para ajudar sua empresa a atingir novos patamares a LCS Consultoria reuniu cinco dicas essenciais para a gestão de processos.
#Dica 1 – Um panorama geral dos processos
Antes de melhorar qualquer processo é preciso conhecê-lo inteiramente.
Mapear as atividades rotineiras da empresa, assim como conhecer quem são os profissionais envolvidos é muito importante.
Desta maneira, qualquer modificação nos processos que compõem uma organização pode ser feita de forma mais assertiva.
Isto é, a gestão de processos necessita de um mapeamento eficaz sobre tudo que envolve a organização, caso contrário o resultado será tão ou mais prejudicial do que antes.
#Dica 2 – Alinhamento com a estratégia
Não perca tempo com processos que não tenham valor real para os objetivos centrais da empresa.
A gestão de processos deve servir também para eliminar o desperdício de mão de obra inútil, ou seja, tarefas irrelevantes precisam ser abandonadas.
Os processos que fazem parte da operação empresarial precisam funcionar como um suporte para atingir os objetivos da estratégia.
Portanto, preocupe-se em manter o alinhamento dos processos com a estratégia da companhia.
#Dica 3 – Métricas para a operação
Uma gestão de processos eficaz precisa ser baseada em métricas para que seja possível mensurar os resultados alcançados.
Com a correta análise desses dados o gestor consegue saber se cada processo está entregando o resultado esperado.
É essencial também definir as métricas da companhia e medi-las durante a execução das tarefas e avaliar os resultados atingidos.
Sem esses indicadores bem definidos os processos perdem eficácia, pois não transmitem de forma clara seus pontos positivos e negativos.
#Dica 4 – Performance para atingir ROI
O histórico de performance das empresas é muito importante para balizar a gestão de processos organizacionais.
Com uma análise minuciosa sobre as performances anteriores da companhia o gestor consegue perceber a evolução dos processos com mais clareza.
Ao comparar os resultados de antes e depois da implementação da gestão de processos, a tomada de decisão se torna mais assertiva por ter o respaldo de fatos concretos.
#Dica 5 – Processos com pessoas
Os colaboradores diretamente envolvidos com as ações de uma organização têm extrema importância para a gestão de processos.
A maioria desses(as) profissionais guardam informações relevantes por participar diretamente dos processos.
Ao elaborar um novo modelo lembre-se de ter a colaboração de quem participa realmente daquele processo.
Esses são os melhores conselheiros que podem contribuir com informações relevantes, assim como sugestões de melhoria.
#Dica 6 – Decisões mais rápidas
A gestão de processos vai além da definição de melhorias no trabalho de rotina das empresas, tornando a tomada de decisão mais rápida.
O quanto antes o gestor descobrir se determinado processo não tem sinergia com a companhia, mais rápida será a solução do problema.
Antecipar ações urgentes e responder rapidamente às demandas do mercado também podem ser feitas por quem realiza gestão de processos.
#Dica 7 – Invista em tecnologia
Use e abuse dos sistemas de automação para que os processos da sua empresa sejam mais assertivos.
Simplificando e melhorando a segurança desses processos é mais fácil integrar as diferentes áreas da companhia.
As vantagens são: velocidade na comunicação, validação e análise de dados, gráficos e indicadores.
Lembre-se que é possível usar a gestão de processos para melhorar o relacionamento com os clientes, além de criar produtos e serviços sob demanda.
Conclusão
Com estas dicas fica mais fácil entender como a gestão de processos pode contribuir para a sua empresa.
Ao aplicar essas medidas no seu negócio você já poderá perceber que toda gestão empresarial pode melhorar.
Pronto para começar a Gestão de Processos na sua organização? Vamos juntos.