A inovação é uma das palavras de ordem do século XXI. E não é para menos. Com um mercado tão forte e competitivo, empresas de diversos setores buscam inovar, encontrando novas soluções para estar à frente dos concorrentes. O setor da construção civil é bem tradicional, mas isso não significa que não exista inovação. Confira três passos para inovar no setor da construção civil.
1 – A mudança de pensamento
O setor da construção é bem tradicional. Por conta disso, ele tem certa resistência a muitas mudanças, e uma dificuldade um pouco maior em inovar. As coisas são feitas “da maneira de sempre”, há muito tempo. Isso pode ser explicado pela maneira que o trabalho é feito. É algo muito manual, um pouco difícil, por exemplo, medir os resultados.
Grande parte das empresas do setor ainda não tem uma forma de medir a produtividade dos profissionais, de acordo com uma pesquisa feita pela EY https://www.ey.com/Publication/vwLUAssets/EY_Estudo_Produtividade_na_Construcao_Civil/$FILE/Estudo_Real_Estate.pdf.
Por isso, a correção deste problema começa com uma mudança de pensamento, primeiramente por parte da liderança, mas que contagie toda a empresa. A liderança precisa abraçar essa mudança, lutar por ela e destacar essa importância para os funcionários. Esse é o primeiro passo, mas não é o único.
O setor de construção civil é extremamente competitivo e é fácil entender o porquê. Se uma empresa ganha uma licitação ou é contratada para fazer uma obra, ninguém mais poderá fazê-la. Isso faz com que a briga seja muito acirrada, e a competitividade seja enorme. Mas não significa que não exista espaço para cooperação.
Pode parecer que manter os segredos é o melhor para a empresa, mas a cooperação avança o setor, o que é bom para todos. É um pensamento extremamente difícil de mudar, mas que é preciso.
2 – A sustentabilidade e a ética
Este é outro pensamento que precisa ser incorporado. A sustentabilidade também é uma palavra de ordem no presente e no futuro, e algo extremamente importante para os clientes e para a sociedade.
O setor da construção civil tem um impacto enorme no meio ambiente, tendo em vista o uso de recursos e, principalmente, a geração de resíduos. Ser sustentável é positivo de diversas formas, fazendo com que a empresa seja mais bem vista pelo cliente, e ainda use os recursos da melhor forma possível.
Outro pilar da construção civil que precisa ser trabalho é no aspecto ético. Experiências negativas são compartilhadas com muita facilidade, e podem arruinar a reputação de qualquer empresa. Portanto, é fundamental trabalhar sempre de maneira ética e proteger a reputação da sua empresa.
3 – O uso da tecnologia
Por fim, não é possível falar de inovação sem mencionar a tecnologia. Afinal, ambas andam de mãos dadas. Por isso, o último passo para inovar na construção civil é aplicar a tecnologia da melhor maneira possível.
São inúmeras inovações tecnológicas que podem ser aplicadas no setor. Por exemplo:
- Impressão 3D: Diminui em muito tempo o custo e o tempo da obra, garantindo um trabalho muito mais eficiente, pela impressão de certos componentes;
- A tecnologia wearable: A tecnologia wearable é usada para aumentar a segurança dos funcionários. Pode haver um sensor no capacete que meça impactos ou medidores que regulam a temperatura e o ritmo cardíaco;
- Bioconcreto: O bioconcreto usa bactérias que são capazes de ajudá-lo a fechar as próprias rachaduras.
Existem muitas opções tecnológicas que combinam com a mudança de pensamento para gerar grandes inovações no setor da construção civil. Essa preocupação é fundamental para sobreviver em um mercado cada vez mais complexo e difícil. Portanto, se quiser inovar, entre em contato conosco e confira o nosso serviço de consultoria personalizada!